Artigos

Conteúdo para você desenvolver sua carreira

A Importância da Calma na Construção da Carreira nas Relações Internacionais

Desde muito cedo aprendemos a coexistir dentro de um espaço muito competitivo. Quando crianças, já éramos avaliados pelos resultados, e essa cobrança se expande a cada fase da vida.

Quando falamos sobre carreira, é essencial abordar algo que permeia todo esse processo de construção de uma identidade profissional: o estresse que vem como consequência. É um efeito colateral de sermos bombardeados o tempo todo com informações, sejam essas relevantes ou não. Porém a cada minuto tendo contato com as mídias sociais e diversas outras formas de propagar informações simultaneamente, são o suficiente para acelerar o ritmo de nossos pensamentos. Nós internacionalistas devemos ser muito cuidadosos, pois estamos ainda mais expostos às informações pertinentes não somente ao nosso âmbito local, mas também a uma escala mundial.

É importante ressaltar que a saúde mental é um dos pilares do sucesso na carreira, já que tal área, havendo negligência, acaba por atrapalhar o desenvolvimento das demais. Antes de adentrar no assunto, é importante dizer que todos nós necessitamos de auxílio profissional no quesito saúde mental, então é essencial o trabalho de um psicólogo na busca por melhorar este pilar de sua vida.

Algo que pude notar durante o desenvolvimento, não somente de minha carreira, mas tendo como marco inicial a busca por ingressar em uma Universidade, é que o espírito competitivo sempre acompanhou essa trajetória. Imagino que muitos compartilhem de tal sensação e, por este motivo, compartilho valiosas dicas que aprendi ao longo de minha trajetória.

É importante que você conheça seus limites. Superação é algo lindo, porém desrespeitar limites fisiológicos é algo prejudicial a longo prazo. Para que não precise se dedicar intensamente (mais do que seu corpo seria capaz de lidar) organize sua agenda e seu calendário, o que lhe trará diversos benefícios. A cada tarefa cumprida, irá sentir um alívio mental que não tem preço.

Coloque em sua agenda atividades de descontração. É importante até mesmo para aqueles que amam o que fazem possuir um momento de total descontração. Encontre algo que goste de fazer e tire um tempo para isso durante sua rotina.

Viva um momento de cada vez. Esse tópico acaba sendo complementar ao anterior no sentido de que até mesmo em seus momentos de descontração, se ficar pensando nas demais tarefas, vai acabar não desfrutando do real significado daquele momento. Portanto, se estiver no desenvolvimento de alguma tarefa, esteja 100% presente naquilo. É natural nestes momentos que a mente divague e nos faça pensar em milhares de outras coisas que não sejam aquela tarefa, portanto, tal prática requer muita dedicação de sua parte.

Existe inclusive um ponto de convergência deste assunto com práticas como Mindfulness e a própria meditação. Não adentrando no quesito espiritual, existem diversas maneiras de acessar o “Agora” que a ciência vem estudando e comprovando o benefício na vida de pessoas do século 21 (XXI), portanto é interessante tomar um tempo para práticas do tipo.

Possua hábitos saudáveis. No sentido de se alimentar, hidratar, dormir e possuir uma vida social . Posteriormente você pode verificar a Pirâmide de Maslow e conhecer quais são as necessidades humanas, então note que as necessidades fisiológicas são de grande importância para o desenvolvimento das demais. Foque em sua saúde e seu corpo lhe recompensará com energia e vitalidade.

Nesse aspecto, o exercício físico é uma forma de catalisar essa busca pela saúde, onde também serve como um momento de descontração e uma forma de focar 100% naquilo que está fazendo. Portanto, veja-o como um processo necessário até mesmo para o aumento de sua produtividade. Lembre-se que tanto no âmbito dos hábitos quanto do exercício, é sempre essencial a participação de um profissional devidamente qualificado quanto à prescrição do que é ideal para você.

Busque motivos para sorrir e não seja tão truculento nas cobranças consigo. Este é talvez o tópico mais importante deste texto, já que sua essencialidade é notável em um mundo onde todo momento estamos remoendo coisas que não podemos mudar, como uma fila gigante no trânsito, o clima frio ou quente acima do que esperado, dentre diversas outras questões que fogem do nosso controle.

Muito mais importante que o objetivo, é a caminhada até ele, então sente na janela e aproveite a paisagem. Tudo isso que você está construindo só vai valer a pena no final, se valer a pena agora também. Espero ter ajudado e permaneço à disposição. Internacionalistas unidos sempre!

Nilo Scandaroli

Profissional das Relações Internacionais com ênfase em Internacionalização de Entidades e Organizações; Fundador do Canal no YouTube "Conversa com Internacionalista" e Sócio-Diretor da Joint Company. Acompanhe nosso trabalho nas mídias sociais.

Nilo Scandaroli

Últimos posts por Nilo Scandaroli (exibir todos)

Deixe uma resposta

HORA DE CRESCER NA CARREIRA
Vagas Exclusivas
A oportunidade não espera. Receba todas as semanas um resumo com as principais vagas. Casdastre-se.
EU QUERO
Experimente, você pode cancelar a inscrição a qualquer momento. Apenas uma vez por semana na sua caixa de mensagens. Compartilhe.
close-link

A Carreira de Internacionalista é desafiadora, não é mesmo?

Faça parte da nossa comunidade de profissionais. Inscreva-se hoje gratuitamente no grupo para profissionais. 
Quero fazer parte
Fechar