Artigos

Conteúdo para você desenvolver sua carreira

As Habilidades Complementares no Planejamento de Carreira nas Relações Internacionais

Não somente nas Relações Internacionais, mas em qualquer profissão, o que destaca o profissional é aquilo que o mesmo possui como diferencial. Levando em consideração que cada um de nós apresenta características únicas quanto à personalidade e os anseios profissionais, o que lhe aproxima do sucesso naquilo que almeja é o que aprende além da Universidade.

Muitos estudantes e profissionais recém-formados demonstram desmotivação quanto suas carreiras no sentido de culpar a escolha do curso pela falta de oportunidades. Porém, lhes convido a enxergar através de outra ótica.

Considerando a velocidade com que as informações percorrem distâncias, tanto quanto o advento crescente da tecnologia, o mundo está em constante mudança. Em sua natureza, as Relações Internacionais visam suprir este cenário com um profissional capaz de lidar com a velocidade dessas mudanças e trabalhar perante um cenário muito peculiar diante de temas que até então nunca foram ditos. Abordando também a multidisciplinaridade das Relações Internacionais, acontece um efeito colateral de que as possibilidades são inimagináveis.

Então o primeiro desafio do profissional que está no início de sua carreira é tentar acompanhar as mudanças e cenários citados anteriormente. Também é necessário que o mesmo conheça a si mesmo, pois já que o compromisso de dedicar a carreira é sustentado em acreditar naquilo que se faz, é necessário que se possa apreciar essa jornada profissional.

Tenha sempre em mente que o que se aprende na Universidade é só o início de sua jornada intelectual. Daí em diante, são as habilidades e competências pessoais unidas aos conhecimentos complementares que lhe tornarão aquele profissional único que comentamos ao início do texto. Inclusive, conhecendo-se, irá conseguir traçar uma rota para atingir seus objetivos quanto internacionalista e, nesse planejamento, conseguirá identificar diversas habilidades a serem desenvolvidas as quais são correlatas ao que você busca construir.

Tais habilidades podem ser exemplificadas por profissionais que falam bem em público; que desenvolvem sistemas ou projetos; aprendem sobre marketing e tecnologia; se especializam em determinado tema visando serem cada vez mais exclusivos diante daquela proposta a qual trabalha, entre outros. Perceba que são questões peculiares que podem fazer toda a diferença na carreira daquele profissional diante das diretrizes que seu trabalho demanda. Então, se você conhece aquilo que almeja, pode se preparar no sentido de demonstrar cada vez mais aptidão para o mercado, aumentando as chances de inserção.

Assuma uma postura proativa em relação a sua busca profissional. Culpar a escassez do mercado não funciona, pois em todas as profissões existem pessoas inseridas e que buscam inserção. Não digo que os fatores externos não influenciam e que as coisas realmente estão fáceis. E inclusive há possibilidade de falhas ainda com todo o planejamento. Porém, assumir uma postura reativa diante do mercado é o mesmo que contar somente com a sorte, e pode ser que ela não venha. Nesse caso, é ideal que haja movimentação ativa ainda que em cenário de incertezas.

Engaje-se em projetos. Se una com outros colegas e crie grupos estratégicos de estudos sobre os temas que gostariam de trabalhar. Desenvolva núcleos de pesquisas cujos trabalhos desenvolvidos possam ser aplicados nas empresas, participe de eventos e ações que lhe agreguem conhecimento técnico e lhe coloquem de frente com outras pessoas já atuantes do mercado (aqui entra outra habilidade essencial para qualquer pessoa, que é saber criar de maneira estratégica uma eficiente rede de contatos, ato conhecido como networking).

Nesse sentido, o apelo principal deste breve texto é, tentando fugir o máximo do clichê contido na frase, que você seja o escritor de sua história. Com planejamento e proatividade, cada dia estará mais perto da carreira de seus sonhos. Conte conosco nessa jornada!

Nilo Scandaroli

Profissional das Relações Internacionais com ênfase em Internacionalização de Entidades e Organizações; Fundador do Canal no YouTube "Conversa com Internacionalista" e Sócio-Diretor da Joint Company. Acompanhe nosso trabalho nas mídias sociais.

Nilo Scandaroli

Deixe uma resposta

HORA DE CRESCER NA CARREIRA
Vagas Exclusivas
A oportunidade não espera. Receba todas as semanas um resumo com as principais vagas. Casdastre-se.
EU QUERO
Experimente, você pode cancelar a inscrição a qualquer momento. Apenas uma vez por semana na sua caixa de mensagens. Compartilhe.
close-link

A Carreira de Internacionalista é desafiadora, não é mesmo?

Faça parte da nossa comunidade de profissionais. Inscreva-se hoje gratuitamente no grupo para profissionais. 
Quero fazer parte
Fechar
Ajuda? Chat por WhatsApp