Artigos

Conteúdo para você desenvolver sua carreira

CANADÁ – Destino Carreira Internacional

Você que leu meu primeiro artigo aqui no Vagas RI, já sabe que eu gosto de colocar uma música para sua leitura ficar ainda mais agradável. Clique aqui para descobrir a canção desse artigo 😉

Quando estava cursando a graduação em Relações Internacionais em Belo Horizonte, comecei a pesquisar países para os quais eu pudesse imigrar de forma planejada e segura. Na época, a província do Québec e a Austrália ministravam palestras no Brasil sobre seus processos de imigração. Estou falando de 2005, eu tinha apenas 21 anos e uma vontade visceral de construir uma carreira internacional. E quando digo isso, não é de forma egocêntrica, mas era minha sede por experiências intensas que me fizessem crescer como ser humano. Esse sempre foi meu principal objetivo.

Em 2008 dei entrada no processo de imigração do Québec, fiz a entrevista em francês em São Paulo e consegui o famoso CSQ – Certificado de Seleção do Québec. Em novembro de 2009 peguei um avião, sozinha, rumo à Montreal. Eu tinha três casais de amigos brasileiros que moravam em Montreal e um contato profissional. Só. Ah! Tinha também um coração cheio de sonhos.

O MERCADO DE TRABALHO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Hoje, exatos 10 anos depois da minha imigração em novembro de 2009, sou infinitamente grata pela decisão que tomei. O Canadá não é perfeito, mas é um país que tem muito a oferecer para aqueles que anseiam em trabalhar em qualquer área do saber. Neste artigo, darei ênfase aos profissionais de Relações Internacionais. Montreal é a cidade do Canadá com o maior número de organizações internacionais. São mais de 65 OI’s, incluindo 4 sedes de agências da ONU, o que faz de Montreal a terceira cidade na América do Norte com a maior concentração de organizações internacionais. Mas não é apenas Montreal! Toronto e Ottawa, que é a capital, também são sede de várias organizações internacionais. Veja a lista completa aqui.

Sem falar das inúmeras organizações não-governamentais (ONG) de cunho internacional e as agências federais e provinciais. O Canadá é referência em termos de desenvolvimento e cooperação internacional. No site do International Development Centre você poderá conhecer um pouco mais a respeito. Além disso, dezenas de países possuem representação diplomática nas grandes cidades – Toronto, Montreal, Vancouver e Ottawa. E eles contratam profissionais locais. Não é necessário ser diplomata de carreira. O importante é ter um visto de trabalho aberto, formação acadêmica, experiência profissional e falar os idiomas fluentemente. Mas, Lina, eu sou apenas um jovem estudante! Calma, leia até o final pois eu vou te mostrar os caminhos possíveis. E permita-me fazer uma observação: eu comecei a planejar minha carreira internacional quando eu ainda era adolescente. Se você está na graduação, a hora é agora de começar a planejar!

Além do mainstream, ou seja, OI’s e corpos diplomáticos, o Canadá é sede de grandes universidades, multinacionais, PME’s e startups em tecnologia e inovação que estão conectados com o mundo. Para construir uma carreira internacional, você não precisa necessariamente trabalhar em uma OI ou ser diplomata. Existem outros caminhos tão enriquecedores quanto. Toronto e Montreal são dois polos internacionais de startups e contratam muita mão de obra estrangeira. É claro que, em sua maioria, profissionais de TI. Dificilmente uma empresa irá oferecer um sponsorship, que é o visto de trabalho fechado, para um profissional de ciências humanas, uma vez que existem profissionais locais. Mas, calma! Vou te explicar os caminhos possíveis para você, de humanas, vir para o Canadá.

OS CAMINHOS POSSÍVEIS

Para trabalhadores qualificados, você tem as seguintes opções:

  • Processo de imigração do Canadá (Express Entry);
  • Processos de imigração das províncias;
  • Ou imigrar através dos estudos. E é o que a maioria dos meus clientes está fazendo. Eles estão cursando um programa em um college ou na universidade para, em seguida, solicitar a residência permanente.

Em linhas gerais, ao cursar um programa no college ou na universidade, o estudante tem direito a trabalhar 20 horas/semana, o/a cônjuge tem direito ao visto de trabalho aberto e os filhos com menos de 18 anos tem direito a escola pública. Ao final do curso, o estudante tem direito a um visto de trabalho aberto e proporcional ao tempo de estudos e pode, em paralelo, solicitar a residência permanente (RP) para si e para a família que está no Canadá (cônjuge e filhos). A RP leva em torno de 15-18 meses para ficar pronta.

Eu não sou consultora em imigração e, por isso, não vou entrar em detalhes. Eu sou consultora em educação internacional e coach profissional e meu trabalho é orientar na escolha da melhor cidade e programa de estudos de acordo com o perfil e metas de carreira do meu cliente. E claro, acompanhar meu coachee em todo o processo. Gente, meus clientes me aguentam um ano! Hahaha

A MELHOR OPÇÃO PARA OS INTERNACIONALISTAS

Se você deseja trabalhar como internacionalista, então faça um mestrado. Se você observar bem na descrição das vagas na área de RI, eles sempre vão solicitar graduação ou mestrado. Para concorrer às vagas em nível hierárquico superior e, portanto, melhores salários, você precisa de um mestrado e não de uma pós-graduação ou college. Pode ser o mestrado clássico, com tese, ou pode ser o mestrado profissional que inclui um estágio. Aliás, foi o que eu fiz: um mestrado em Estudos Internacionais na Université de Montréal. Repara quem está na foto da página do programa 😉 Fiz um estágio com bolsa de mobilidade na Delegação do Québec em Atlanta e também ganhei uma bolsa para participar de uma missão de três semanas com um grupo de mais de 40 estudantes de todo o Canadá para conhecer as principais organizações da União Europeia em cinco países: França, Alemanha, Bélgica, Holanda e Luxemburgo.

Conselho de Segurança da ONU, em Nova York, com minha coachee querida Letícia Gasparotto que, hoje, está trabalhando em uma multinacional na Argentina.

Essas duas experiências foram do tipo “Se o mundo acabar vou morrer feliz!”. Só um internacionalista para me entender! Os mestrados oferecem bolsas de estudo para estudantes internacionais. Em torno de 70% dos meus clientes que fazem o coaching acadêmico comigo conseguem bolsa. Existem vários tipos de bolsas, que podem ser acumulativas e que podem fazer o mestrado cair para em torno de 1/3 do valor original. É possível minha gente!

 

FALTA DE MÃO DE OBRA QUALIFICADA NO CANADÁ

E pra te deixar com mais vontade de vir para essas terras geladas, as projeções do governo e think tanks locais mostram que nos próximos 10 anos o Canadá viverá uma crise séria de falta de mão de obra qualificada em todas as áreas do saber. Umas mais do que outras, é claro. A situação é tão séria que começou a afetar a economia do país! Um artigo do Huffington Post explica que mais da metade das PME’s não conseguirão crescer como gostariam pela falta de profissionais.

E o que isso quer dizer? Quer dizer oportunidades para você! E quer dizer também que você precisa estar preparado. Você está estudando idiomas? Inglês e/ou francês? Está tirando boas notas na graduação? Fazendo estágios e trabalho voluntário? Juntando dinheiro? Se você deseja vir para o Canadá e construir uma carreira internacional, você precisa começar a se preparar agora. E te digo isso com todo carinho do mundo! Meu objetivo aqui é te ajudar.

E se você quiser receber uma orientação personalizada para diminuir os riscos financeiros e emocionais desse projeto, te convido a assistir esse vídeo e me contatar pelo meu site www.linadonnard.com

Genteeee! Eu sei que eu já falei demaisss, mas preciso dizer uma última coisa. Eu sei que esse projeto parece distante. Praticamente impossível pra muita gente que está lendo esse artigo. Também parecia pra mim, mas o fato é que NÃO é. É POSSÍVEL pra quem corre atrás, pra quem está disposto a sair da zona de conforto e a pagar um preço. E aí, você é essa pessoa?

Beijo no coração e #vemserfeliznocanadá

Ps: Já está me seguindo nas redes sociais? Eu sempre faço lives que poderão te ajudar.

Lina Donnard

Mestre em Relações Internacionais pela Université de Montréal, Lina Donnard foi presidente e cofundadora da organização Mission Abroad, através da qual organizou missões com delegações de brasileiros para conhecer as principais organizações internacionais da América do Norte e Europa. Possui mais de 15 anos de experiência profissional, sendo a maior parte no Canadá e viajou a trabalho a mais de 20 países nas Américas e na Europa. Trabalhou como headhunter em uma multinacional americana, onde realizou formações como coach profissional nos Estados Unidos e no Canadá. Orientou centenas de estrangeiros, com relação à integração no mercado de trabalho canadense e processos de admissão em universidades estrangeiras. Foi diretora do Comitê de Desenvolvimento Profissional na Câmara de Comércio Latino-americana do Québec (CCLÁQ), através da qual ministrou palestras e organizou eventos para integração no mercado de trabalho em parceria com empresas localizadas em Montreal. Ministrou dezenas de palestras no Brasil, América Central e Estados Unidos apresentando o Canadá como destino acadêmico e representando, como estudante embaixadora no Brasil, a Université de Montréal. Atua como consultora em negócios internacionais para empresas e organizações canadenses que possuam projetos no Brasil e no Canadá. Hoje, atua como palestrante abordando temáticas relacionadas à internacionalização de carreiras, é consultora em educação e coach profissional para brasileiros que desejam construir uma carreira internacional. Conheça mais no site www.linadonnard.com

Lina Donnard

Deixe uma resposta

HORA DE CRESCER NA CARREIRA
Vagas Exclusivas
A oportunidade não espera. Receba todas as semanas um resumo com as principais vagas. Casdastre-se.
EU QUERO
Experimente, você pode cancelar a inscrição a qualquer momento. Apenas uma vez por semana na sua caixa de mensagens. Compartilhe.
close-link

A Carreira de Internacionalista é desafiadora, não é mesmo?

Faça parte da nossa comunidade de profissionais. Inscreva-se hoje gratuitamente no grupo para profissionais. 
Quero fazer parte
Fechar
Ajuda? Chat por WhatsApp