Alexandra Teixeira

Sobre o Candidato

FORMAÇÃO ACADÊMICA
Bacharel em Relações Internacionais. PUC-Rio. Formatura: Dezembro 2010 (CR 9.5 de 10). Intercâmbio Acadêmico: Peace and Conflict Studies – University of California, Berkeley. 2009 – 2010 (CR 3.8 de 4).
Mestre em Análise e Gestão de Políticas Internacionais – MAPI – PUC-Rio. Formatura: Julho de 2019 (CR 9.7 de 10).

COMPETÊNCIAS
Línguas: Inglês Fluente (CAE), Proficiência Espanhol (DELE C2), Francês Intermediário (B2), Alemão Básico (A1).
Informática: Programas do Microsoft Office, WordPress.
Treinamento e especialização: Março 2019 (13h): Advocacy, Ics e Advocacy Hub. Outubro – Dezembro 2016 (40h): Curso A Nova Captação de Recursos, Instituto Filantropia. Janeiro 2011 – Dezembro 2014: Preparatório para o Concurso de Admissão à Carreira Diplomática, nos Cursos Clio e IDEG.

INTERESSES
Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, Mudanças Climáticas, Cooperação Sul-Sul e Trilateral

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Fevereiro 2019 – presente: Consultora do Fundo Internacional para Desenvolvimento Agrícola das Nações Unidas (FIDA). Principais atividades e responsabilidades: contribuir tecnicamente no desenho do projeto Plantando Resiliência Climática em Comunidades Rurais do Nordeste do Brasil (apresentado ao Fundo Verde do Clima – GCF), revisando, editando e formatando documentação, traduzindo (Português-Inglês), auxiliando a preparação da nota SECAP, apoiando a coleta de dados, informações e estatísticas. Apoio à revisão da proposta de financiamento da Articulação do Semiárido (ASA) para a China-IFAD South-South and Triangular Cooperation Facility, provendo comentários técnicos, traduzindo e editando documentações, orçamentos e RMF.

Julho 2018 – Julho 2019: Pesquisadora do BRICS Policy Center. Principais atividades e responsabilidades: Pesquisar as transformações das práticas de Cooperação e Financiamento para o Desenvolvimento (FfD), assim como suas implicações para as salvaguardas ambientais na América Latina. Monitorar os sistemas nacionais dos países amazônicos e analisar as consequências socioambientais do uso de sistemas nacionais pelas Instituições Financeiras para o Desenvolvimento (DFI).

Março 2018 – Março 2019: Assistente de Pesquisa da Jean-Monnet Network Crisis-Equity-Democracy in Europe and in Latin America. Principais atividades e responsabilidades: Elaboração de análises de conjuntura e artigos. Apoio à organização da 4ª Conferência da Rede: “Another World is Possible?”.

Janeiro – Março 2018: Assistente de Pesquisa da consultora Tatiana Botelho. Principais atividades e responsabilidades: Pesquisar, para a Climate and Land Use Alliance, os potenciais investidores em Manejo Florestal Comunitário (CFM) e atuais doadores no Brasil. Identificação de estratégias, projetos, indicadores de M&E e recursos disponíveis.

Novembro 2015 – Dezembro 2016: Coordenadora de Organizações Sociais da plataforma Transforma Petrópolis, Prefeitura Municipal de Petrópolis. Principais atividades e responsabilidades: Constituição e fortalecimento de uma rede de organizações não governamentais; mobilização dos diversos atores sociais, como empresários e ativistas; estímulo ao voluntariado e treinamento sobre gestão de voluntários; visita e avaliação de projetos sociais-www.transformapetropolis.com.br.

Fevereiro – Outubro 2012: Assistente de comunicação. Principais atividades e responsabilidades: Auxílio na atualização do site de Luiz Felipe Lampreia, por meio da elaboração de análises internacionais e da produção de clippings sobre questões atuais das Relações Internacionais.

Janeiro 2010 – Dezembro de 2010: Estagiária e Consultora da ONG International Rivers (IR). Elaboração e implementação da Estratégia de Comunicação para a Campanha da Amazônia. Principais atividades e responsabilidades: Mapeamento de atores, elaboração de factsheetss, auxílio na construção do site “xinguvivo.org”, criação de petição online em parceria com a Avaaz e de peça publicitária em colaboração com o movimento Gota D´água.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Trabalho voluntário: Professora de inglês do Núcleo de Alfabetização Ecológica (Serviço de Educação e Organização popular) de Outubro de 2016 a julho de 2017; AIESEC, área de recursos humanos e propaganda (janeiro a junho de 2011).

Iniciação Científica: Projeto: “Expansão, Renovação e Fragmentação de Atores e Agendas de Política Externa”, Subprojeto: Paradiplomacia. Orientadores: Leticia Pinheiro e Mónica Salomón. Período: 2007-2009. Principais atividades e responsabilidades: análise da influência da paradiplomacia na Política Externa Brasileira, compilação de boas práticas de governos locais, elaboração de artigos e relatórios e apresentação de painéis.

Organização de Eventos: parte da equipe de organização dos “Diálogos de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento” (BRICS Policy Center e ABC, 19 a 21 de Setembro de 218); da Conferência “Another World is Possible?” (IRI PUC-Rio, 18 de Setembro de 2018); da Conferência “Brazil and the World” (Chatman House e CEBRI, 7 e 8 de Abril de 2011); Seminário “Novos Atores e Agendas da Política Externa Brasileira: renovação ou reconfiguração?” (IRI – PUC-Rio, 13 e 14 de Novembro de 2008).

Monitorias: Teoria das Relações Internacionais IV (2008.1) e Metodologia das Relações Interacionais (2007.2)

Certificados de Mérito Acadêmico: concedidos pela Vice-Reitoria Acadêmica da PUC-Rio pelo desempenho nos períodos 2006.1 e 2010.2.

Modelos da ONU: Comitê de ONGs do VI MIRIN (2009) e Comitê da UNCTAD do V MIRIN sobre “Os Desafios da cooperação energética Sul-Sul”.

Publicações:
South-South Cooperation and the 2030 Agenda: BAPA+40 and Beyond. Development Cooperation Review: Special issue, vol.1, no 10-12, 2019.
Private Sector Engagement (PSE) through Development Cooperation. BRICS Policy Center. 2019.
SSC and the 2030 Agenda: Adopting and adapting the LNOB approach. BRICS Policy Center. 2019.
Triangular Cooperation in Latin America and the Caribbean: paving the way to Leave No One Behind. BRICS Policy Center. 2019.
South-South co-operation to leave no one behind: What it will take? In: Case Studies on Leaving No One Behind.1 ed. Paris: OECD Publishing, 2018, p. 103-105.

Educação

Julho 2017- Julho 2019
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Mestre

Mestrado Profissional em Análise e Gestão de Políticas Internacionais

Habilidades Profissionais

  • Comunicação
  • Liderança
  • Negociação

Visão Geral do Candidato

HORA DE CRESCER NA CARREIRA
Vagas Exclusivas
A oportunidade não espera. Receba todas as semanas um resumo com as principais vagas. Casdastre-se.
EU QUERO
Experimente, você pode cancelar a inscrição a qualquer momento. Apenas uma vez por semana na sua caixa de mensagens. Compartilhe.
close-link

A Carreira de Internacionalista é desafiadora, não é mesmo?

Faça parte da nossa comunidade de profissionais. Inscreva-se hoje gratuitamente no grupo para profissionais. 
Quero fazer parte
Fechar
Ajuda? Chat por WhatsApp