Lívia Baesso de Almeida

Photo

Lívia Baesso de Almeida

Internacionalista

[email protected]

Membro Desde 2019

Sobre o Candidato

Graduada em Relações Internacionais com background administrativo e na área de migração, incluindo voluntariado na Cáritas e no CONARE e mais de dois anos de experiência em ONG, governo e Nações Unidas. Conta também com um ano de vivência internacional na Alemanha, durante intercâmbio acadêmico. Atualmente, atuando como estagiária do IPC-IG/PNUD, possuindo disponibilidade para mudança em caso de oportunidade empregatícia.

Educação

mar. 2014 a jan. 2019
Universidade Estadual Paulista (UNESP Franca) Bacharelado em Relações Internacionais

Monografia na área dos Direitos Humanos: “As políticas para refugiados da União Europeia: Uma análise do direito internacional público” (2017).

abr. 2016 a fev. 2017
Universität Duisburg-Essen BA in Political Science

Intercâmbio acadêmico

Trabalho & Experiência

Assistente de Pesquisa - Estagiária Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo/Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (IPC-IG/PNUD)
fev. 2019 - ago. 2019

Parte do time de pesquisa do estudo “Niños en movimiento: dimensión y respuesta pública desde la protección social” encomendado pela UNICEF. O estudo, a ser escrito em espanhol, aborda as políticas migratórias, de proteção social e de serviços básicos (educação e saúde, incluindo plataformas educacionais online) que cobrem os imigrantes venezuelanos em sete países vizinhos (Brasil, Colômbia, Peru, Equador, Panamá Chile e Trinidade e Tobago), com foco em crianças migrantes. Responsável por mapear as políticas migratória, sistemas de proteção social que englobam os migrantes venezuelanos; revisar relatórios do ACNUR, UNICEF e da plataforma R4V; revisar os capítulos escritos; entrevistar funcionários locais do ACNUR e UNICEF; e escrever um tópico sobre fluxos migratórios na América Central.

Estagiária na Unidade Administrativa Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC)
jan. 2019 – jul. 2019

Responsável pelas relações com empresas e viajantes e processos burocráticos para a implementação dos projetos. As principais atividades consistiam em ligar para vendedores; controlar planilhas de viagens; traduzir documentos; elaborar fact-sheets; e auxiliar em um processo seletivo de 30 vagas para o projeto Justiça Presente (desk reviews, organização de entrevistas, relatório do processo, documentos para contratação e organização do evento da semana de capacitação). Também solicitada a executar tarefas das unidades de projetos Global Action to Prevent and Address Trafficking in Persons and the Smuggling of Migrants (GLO.ACT) e Estado de Direito.

UNV Online Volunteering ONU Mulheres
dez. 2018 – jan. 2019

Transcrição do áudio, de três horas de duração, da aula “Jornada Formativa Mulheres Negras Rumo a um Planeta 50-50 em 2030” da ONU Mulheres. O áudio estava no idioma português e tratava do papel da mulher negra na imprensa e na área de comunicações, abordando questões de gênero e raça.

Estagiária Ministério das Relações Exteriores - Coordenação-Geral de Privilégios e Imunidades (CGPI)
jan. 2018 – dez. 2018

o Setor Jurídico (ago. 2018 – dez. 2018): Processamento de pedidos de porte de arma, mala diplomática, matrícula de cortesia e trabalho de dependentes do corpo diplomático estrangeiro no Brasil; elaboração de documentos oficiais; preparação de minutas de Notas Verbais, Ofícios e comunicações internas; arquivamento de documentos físicos e digitais; controle de correspondência; administração de uma base de dados de todas embaixadas, consulados e organizações internacionais no Brasil; atendimento ao telefone; agendamento e participação de reuniões; análise de acordos internacionais e da legislação brasileira.

o Setor de Credenciamento (jan. 2018 – jul. 2018): Responsável pelo credenciamento dos corpos consulares e diplomáticos e funcionários de organizações internacionais presentes no Brasil e seus dependentes, controlando uma base de dados com mais de 15 mil pessoas ativas, e da emissão de suas Carteiras de Registro Diplomático. Eventualmente encarregada da renovação do site, treinamento de estagiários e da recepção grandes eventos do Ministério (ex.: visita do Vice Presidente dos EUA).

Voluntária Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE)
fev. 2018 – maio 2018

Responsável pela transcrição e tradução – do inglês ou do espanhol para o português – dos áudios das entrevistas realizadas com solicitantes de refúgio no Brasil, tradução de documentos, além de ter atuado como intérprete em duas entrevistas.

Diretora de Marketing, Gerente responsável pela entrega dos intercâmbios realizados em Franca e Membro encarregado dos Hosts AIESEC em Franca
mar. 2014 - dez. 2015

o Diretora de Marketing (jan. 2015 – dez. 2015): Responsável pelo marketing do escritório local (físico e digital) com foco na expansão de mercado, realização de parcerias, contato com imprensa, controle das mídias sociais, e coordenação de 10 (dez) eventos, liderando time de três membros. Como parte do comitê executivo, responsável pelo planejamento conjunto das metas, organização de conferências locais e facilitação de sessões.

o Gerente responsável pela entrega dos intercâmbios realizados em Franca e Membro encarregado dos Hosts (mar. 2014 – dez. 2014): responsável pela gestão do projeto de hospedagem solidária de intercambistas (Host), desde sua divulgação até o contato entre intercambistas e seus hosts; envolvendo organização da recepção dos intercambistas e da semana de capacitação; planejamento; e, durante o cargo de Gerente, parcerias com ONGs e liderança de quatro membros.

Habilidades Profissionais

  • análise de dados
  • comunicação efetiva
  • coordenação de eventos
  • gestão de pessoas
  • gestão de projetos
  • Liderança
  • marketing
  • oratória e experiência em ambientes multiculturais.
  • organização
  • orientação para solução
  • Resiliência
  • trabalho sob pressão

Premiações

Curso online: Uma Introdução às Migrações Internacionais no Brasil Contemporâneo
maio 2019 - jul. 2019

OIM/Escola Superior da DPU (40 horas)

Voluntária: Projeto Pana - Integração de migrantes e refugiados
dez. 2018 – fev. 2019

Cáritas Brasileira

Curso Online: Introdução aos Direitos Humanos e ao Meio Ambiente
dez. 2018

UNITAR/ONU Meio Ambiente

Voluntária: XIII Feira Internacional das Embaixadas
nov. 2018

Grupo dos Cônjuges de Chefes de Missão (GCCM)

XIV Curso de Inverno de Direito Internacional
jul. 2018

Centro de Direito Internacional – CEDIN (50 horas)

Delegada: “III Simulado do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas”
out. 2018

ONU Brasil (20 horas)

Voluntária: exposição "Pessoas em Movimento" do evento "Conexões"
abr. 2018

Médicos Sem Fronteiras

Participante: XV Semana de Relações Internacionais
set. 2017

UNESP (30 horas)

Minicurso: O Papel do Direito Internacional na Governança Global sob A Perspectiva das Relações Internacionais
set. 2017

UNESP (3 horas)

Workshop: Núcleo de Assistência a Imigrantes e Refugiados
set. 2017

UNESP (3 horas)

Exercício prático: Abrigo, saúde e nutrição de populações refugiadas em grandes emergências ao redor do mundo
jan. 2017

Cruz Vermelha Alemã

Participante: XII Semana de Relações Internacionais
ago. 2014

UNESP (20 horas)

HORA DE CRESCER NA CARREIRA
Vagas Exclusivas
A oportunidade não espera. Receba todas as semanas um resumo com as principais vagas. Casdastre-se.
EU QUERO
Experimente, você pode cancelar a inscrição a qualquer momento. Apenas uma vez por semana na sua caixa de mensagens. Compartilhe.
close-link

A Carreira de Internacionalista é desafiadora, não é mesmo?

Faça parte da nossa comunidade de profissionais. Inscreva-se hoje gratuitamente no grupo para profissionais. 
Quero fazer parte
Fechar
Ajuda? Chat por WhatsApp