Tatiane Torrano

Photo

Tatiane Torrano

Supply Chain | Foreign Trade | Logistics | Customer Service | ERP SAP

[email protected]

Membro Desde 2019

Sobre o Candidato

Tatiane Torrano
(11) 98277.0131 / e-mail: [email protected]/ LinkedIn: https://www.linkedin.com/tatiane-torrano

COMÉRCIO EXTERIOR | LOGÍSTICA | CUSTOMER SERVICE
Sólida experiência nas áreas de Comércio Exterior, Logística, Sistema SAP, Customer Service e Gestão de Equipes, adquirida em empresas dos segmentos de Automação Industrial, Telecomunicações, Varejo de Joias e Acessórios, Equipamentos Médicos, Químicos, Eletroeletrônicos, Informática e Serviços.

RESUMO DE QUALIFICAÇÕES
 Visão estratégica aliada ao planejamento e execução das operações de comércio exterior, logística door-to-door da entrada dos pedidos até as entregas, com orientação para resultados e solução de problemas.
 Gestão de processos de importação e exportação, cadastro de produtos e classificação fiscal, INCOTERMS, legislação, documentação e licenças, embarque, desembaraço e emissão de Notas Fiscais.
 Responsável pela cadeia logística: armazém, controles, estoques, inventários, distribuição e monitoramento de entregas, agendamentos, procedimentos especiais, industrialização, kits e logística reversa.
 Negociação e gestão de contratos com fornecedores, armazém, despachantes, transportadoras, agentes, etc. e controle de Budget, recursos e aprovação de despesas.
 Gestão do faturamento, análise da operação fiscal e impostos.
 Gerenciamento da carteira de pedidos, tempo de ciclo do pedido, OTIF e fill rate.
 Relacionamento com clientes, solução de problemas, tratamento de reclamações, definição de processos e implantação de melhorias.
 Experiência em análise de margens, estudos de viabilização de projetos, detalhamento de custos, projeto logístico, análise fiscal e verificação de benefícios e riscos.
 Viagens internacionais para implantação de sistema integrado, treinamentos, reuniões internacionais de Supply Chain e projetos de melhoria contínua alinhados a estratégia da matriz no exterior.
 Membro do comitê executivo Brasil e de projetos estratégicos: Kaizen, Customer Complaint Management, Certificação ISO17025 , desde o mapeamento, treinamento, implantação e criação de KPIs.
 Implantação e atualização de sistemas integrados SAP R3 e HANA (módulos MM, SD, WM, GRC e BW), Protheus e Sales Force.
FORMAÇÃO ACADÊMICA E IDIOMAS
 Graduado em Administração Empresas com Comércio Exterior – UNIP.
 Inglês Fluente.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
ENDRESS HAUSER CONTROLE E AUTOMAÇÃO LTDA 06/2012 – 08/2018
Empresa suíça-alemã de instrumentação de medição, serviços e soluções para engenharia de processos industriais.
Coordenadora de Logística
• Reporte ao CFO e CEO. Gestão de equipe com 10 colaboradores e terceirizados no armazém.
• Gestão dos processos de importação, compras, exportação, interface com fábricas, definição do fluxo de logística internacional e agilidade em questionamentos da alfandega durante o desembaraço aduaneiro.
• Faturamento, follow-up da carteira de pedidos, solução para questões fiscais e foco nas metas.
• Gestora da cadeia logística nacional, distribuição e monitoramento de entregas.
• Análise de custos e margens, negociação e gerenciamento de contrato com armazém e parceiros da cadeia.
• Elaboração de relatórios, apresentações, KPIs e procedimentos de melhoria contínua.
• Responsável por Compliance com reporte a matriz na Suíça e suporte em auditorias.
• Interface com a equipe de TI na Alemanha para customizações do sistema SAP conforme legislação brasileira, atuando no mapeamento de processos, redbooks, testes, implantação, treinamentos e responsável por solucionar problemas com funcionamento do sistema.
• Projeto global de regularização e manutenção do cadastro de produtos e acerto da classificação fiscal.
• Key-user na implantação do SAP R3, módulos: MM, SD, WM, GRC e Tabelas Fiscais, liderança do projeto de atualização para versão HANA e implantação das notas técnicas SAP da Nota Fiscal 4.0.
• Vivência em negócios diversificados e clientes dos segmentos: químico, alimentos e bebidas, life sciences, automotivo, siderurgia, óleo e gás, papel, tratamento de águas e indústria 4.0.
Principais Resultados:
• Com revisão dos processos, trabalho em conjunto a vendas para entendimento dos prazos na elaboração de propostas, desenvolvimento de relatórios, gerenciamento diário, melhoria no follow-up e engajamento para aumentar a satisfação e a credibilidade dos clientes, obtive 96% OTIF na performance de entregas.
• Gerenciei a mudança do armazém com transferência do estoque, mapeamento de processos, revisão de procedimentos e controles, reorganização e treinamento da equipe, resultando em 99% de acuracidade no inventário auditado, reduzindo perdas financeiras e agilidade nas rotinas.

SWAROVSKI CRISTAIS LTDA 04/2011 – 05/2012
Empresa Austríaca no segmento de venda no varejo de joias, acessórios e artigos de decoração.
Coordenadora de Logística
• Reporte ao Diretor Financeiro. Liderança de equipe com 5 colaboradores e temporários.
• Gestão da logística inbound e outbound, suprimentos e administração de infraestrutura.
• Gerenciamento das importações, negociação e contratação de fornecedores.
• Controles do estoque e gestão de inventários também em 16 boutiques, com análises e apuração de resultados.
• Definição de processos e contratação de temporários em momentos de pico de operação.
Principais Resultados:
• Aproximação e ações proativas para melhorar o relacionamento junto à fiscalização da Receita Federal, resultando em redução do prazo do desembaraço aduaneiro, evitando custos extras e riscos.
• Resultado de inventário do estoque principal com diferença inferior a 1%.

Portugal Telecom Inovação Brasil Ltda 04/2009 – 07/2010
Empresa Portuguesa no segmento de telecomunicações e redes.
Supervisora de Logística
• Gestão das importações, compras, logística, distribuição, manutenção de cadastros de produtos, planejamento de estoque, custos, Notas Fiscais, negociação e contratação de fornecedores, principalmente de transporte.
Principais Resultados:
• Redução no tempo de desembaraço através da regularização do cadastro de produtos, classificações fiscais, descrições e alinhamento com exportador para elaboração da correta documentação.

Adicionais:
 Comexport Cia de Comércio Exterior – Segmentos: Construção Civil, Pneus, Químicos e Informática.
 Metropolitan Trading – Segmentos: Informática, Games e Eletroeletrônicos. Responsável pela operação da Sony Broadcast.
 General Electric do Brasil – Healthcare: Comércio exterior e logística para América Latina e gestão de licenças. Vivência na fábrica da GE em Salt Lake City, UT – USA para integração e treinamento do sistema ORACLE.
 Nokia do Brasil Ltda – Networks: Importação, logística, compras, planejamento de estoque MRP e gestão de custos. Product Owner na implantação do SAP – módulo MM.
 DuPont do Brasil SA: Importação, logística, planejamento de estoque, faturamento e distribuição de produtos químicos perigosos. Key-user na implantação do SAP – módulo SD e Certificação Six Sigma – Green Belt.
ATIVIDADES DE APERFEIÇOAMENTO
• Exportar para gerar riquezas e empregos na Industria Automobilística – Fórum Estadão Think.
• Jornada de Transformação do Comércio Exterior – Instituto Aliança Procomex.
• Substituição Tributária – CENOFISCO.
• Excel – SENAC.
• Leadership Basics – EH USA certification.
• Operações fiscais em Logística – Aduaneiras.
• Participação em comitês de Supply Chain, Logística, Fiscal e Vendas e Distribuição da AMCHAM.

Educação

1994 - 1997
UNIP Administração com Comércio Exterior

Trabalho & Experiência

Logistics, Import and SAP Coordinator Endress Hauser Controle e Automação Ltda
06/2012 - 08/2018

• Reported to the CFO and CEO, managing a team with 10 employees and outsourced staff in the warehouse.
• Management of import, purchases and export, interface with factories, international logistics flow and for streamlining customs clearance issues.
• Responsible for Billing, order management, tax issues solutions and focus on the targets.
• Management of national logistics chain, including the distribution and monitoring of deliveries.
• Analysis of costs and margins, negotiation and management of contracts with warehouse and supply chain partners.
• Reports, presentations and KPIs preparation and monitoring and procedures for continuous improvement.
• Responsible for Compliance, reporting to the headquarters in Switzerland and support in audits.
• Interface with the IT team in Germany for SAP system customizations according to Brazilian legislation, leading process mapping, Redbooks, tests, deployment and trainings and responsible for solving problems with the system’s operation.
• Global project for adjustments and maintenance of products master date and the accuracy of tax classification.
• Key user for the deployment of the SAP R3 modules MM, SD, WM, GRC and Tax Tables, leading the project to HANA upgrade version and SAP technical notes for Invoicing 4.0.
• Negotiated with different customers from various segments such as Chemical, Food & Beverage, Life Sciences, Automotive, Steel, Oil & Gas, Paper, Water Treatment and Industry 4.0.

Main Results:
• Based on processes review, tasks together with sales team in order to understand the deadlines in proposals elaboration, development of reports, daily management, improvement in the follow-up and engagement to improve customers satisfaction and credibility, reached OTIF of 96% as delivery performance.
• Managed the change in the warehouse with a transfer of stock, process mapping, review of procedures and controls, reorganization and training of the team, resulted in 99% of accuracy in inventory audited, reducing financial losses and streamlining routines.

Logistics Coordinator Swarovski Cristais Ltda
04/2011 - 05/2012

• Reporting to the Financial Director leading a team with 5 employees and the temporary staff.
• Management of inbound and outbound logistics, procurement and facilities administration.
• Management of imports operations, negotiation and suppliers’ contracts.
• Stock control and inventory in 16 boutique shops with analysis and calculation of results.
• Definition of processes and hiring temporary staff at peak seasons of the operation.
Main Results:
• Built a relationship with and took proactive actions to improve the interaction with Federal Revenue Service inspectors, resulting in a reduction in the customs clearance time, avoiding extra costs and risks.
• Inventory result with a difference less than 1%.

Logistics Supervisor Portugal Telecom Inovação Brasil Ltda
04/2009 - 07/2010

• Management imports, purchasing, inbound and outbound logistics, distribution, maintenance of material master, inventory planning, costs analysis, invoices, negotiation and contracting of suppliers, mainly for transportation.
Main Results:
• Reduced the customs clearance time by regularizing products master data, tax classifications, descriptions and alignment with the exporter to issue the correct documentation.

Habilidades Profissionais

  • Continuous Improvement.
  • Customs Regulations
  • ERP SAP
  • Excell
  • Export and Import process
  • Freight
  • International Logistics
  • International Trade
  • Key Performance Indicators
  • leadership
  • Materials Management
  • MRP
  • Process Improvement
  • Procurement
  • Purchasing
  • Sales Force
  • Shipping
  • stock management
  • Strategic Planning
  • Supply Chain
  • Transportation
  • Warehousing
HORA DE CRESCER NA CARREIRA
Vagas Exclusivas
A oportunidade não espera. Receba todas as semanas um resumo com as principais vagas. Casdastre-se.
EU QUERO
Experimente, você pode cancelar a inscrição a qualquer momento. Apenas uma vez por semana na sua caixa de mensagens. Compartilhe.
close-link

A Carreira de Internacionalista é desafiadora, não é mesmo?

Faça parte da nossa comunidade de profissionais. Inscreva-se hoje gratuitamente no grupo para profissionais. 
Quero fazer parte
Fechar
Ajuda? Chat por WhatsApp