Notice: Undefined index: ssb_og_tags in /home/u244636007/domains/relacoesinternacionais.com.br/public_html/vagas/wp-content/plugins/simple-social-buttons/simple-social-buttons.php on line 1466

Artigos

Conteúdo para você desenvolver sua carreira

Identidade e Campo de Atuação para Profissionais de Relações Internacionais: Competências Técnicas

O mercado procura por profissionais capacitados para solucionar problemas, em situações de baixo orçamento, equipes reduzidas, cenários de muitas incertezas, e que que demandam ações rápidas. Na nova economia, as janelas de oportunidades se fecham cada vez mais rápido, o que significa que o Profissional de Relações Internacionais precisa dominar competências técnicas e comportamentais capazes de responder de forma efetiva.

Muitas competências técnicas são aprendidas na universidade e em cursos específicos, mas requerem treinamento e experiência para serem aperfeiçoadas ao máximo. Diferente das soft skills, atributos particulares e que ajudam no sucesso profissional – que foi o tema da última coluna – as hard skills são aquelas que podem ser ensinadas e mensuradas.

Competências técnicas para Relações Internacionais

Diferente do que muitos pensam, Relações Internacionais, quanto campo de estudos, conta com um arcabouço teórico e metodológico consolidado e estruturado, o que o elevou a condição de Ciência. O bacharelado visa formar e capacitar profissionais capazes de dominar conceitos e ferramentas analíticas para traduzir e aplicar o conhecimento sobre temas internacionais.

Para capacitar esse profissional, é comum nas disciplinas a utilização de recursos analíticos, tais como: debates, rodas de discussões, elaboração de estudos, simulações, seminários e artigos acadêmicos. Então, é preciso analisar bem a proposta curricular, metodológica e pedagógica da instituição, caso você esteja se decidindo.  

De forma complementar, o estudante é estimulado a buscar cursos de idiomas, de gestão, de marketing, de vendas, entre outros. Competências técnicas que vão além da formação universitária. Esse aspecto, dificulta e muito a colocação no mercado de trabalho, pois nem todos podem pagar por cursos extracurriculares.

As competências podem ser divididas em três grupos: técnicas, comportamentais e conceituais, que vão se sobrepor e combinar para formar o profissional de Relações Internacionais. A graduação abarca uma ampla gama do conteúdo conceitual, mas trata de maneira rasa as demais. A sua ocupação profissional ou área de interesse vai requerer competências técnicas únicas, mas há um conjunto que todos precisam dominar.

Confira quais são as principais competências técnicas esperadas pelo do Profissional de Relações Internacionais:

Análise de Risco

A capacidade de analisar, compreender e tomar decisões sobre eventos internacionais resume a vida desse profissional. Com o novo surto do Coronavírus, por exemplo, o internacionalista é requisitado para avaliar as consequências para a economia, para sociedade e para diferentes setores da indústria. O risco é composto de duas partes: a probabilidade de algo dar errado e as consequências negativas, se ocorrer. É difícil identificar e mais ainda de compreender os impactos. Isso faz da Análise de Risco uma competência essencial, contribuindo para a diminuição dos custos financeiros, custos operacionais e minimizando o impacto de forma geral.

Escrita técnica

A escrita é primordial para o internacionalista. A comunicação, a negociação, a proposta comercial, o informativo e o estudo científico requerem boa escrita. E para cada uma delas, é preciso explicar assuntos complexos de maneira simples e objetiva. A capacidade de transmitir ideias complexas, de maneira clara e para um público amplo, é a base da vida profissional do internacionalista.

Gestão de Projetos

O internacionalista, como dito no começo do texto, é requisitado em cenários marcados por limitações e riscos, sendo importante ser capaz de gerir recursos e pessoas. Por isso, gestão de projetos entra com uma das principais competências esperadas. A gerência envolve planejamento de etapas, supervisão da equipe e de terceiros, agenda de reuniões, avaliação dos resultados e tomada de decisões.

Fluência em Idiomas

O domínio de outros idiomas é essencial, afinal a profissão envolve entender e dialogar com mundo, em especial em países e regiões que não falam português. Embora a língua de Camões e Machado seja a sexta língua mais falada do mundo, outros idiomas vão ter influência em áreas específicas da economia, da ciência e dos negócios, além de terem importância geográfica, política, social e histórica. Por isso, é preciso ter claro qual será o seu objetivo profissional, para então definir quais idiomas estudar. Partindo da realidade brasileira, é mandatório o domínio das línguas espanhola e inglesa, que somadas ao português compõem ao conjunto das três línguas ocidentais mais faladas no mundo.

Informática e Comunicação

Parte da rotina profissional envolve o domínio da informática. Em particular do uso de programas de textos, de planilhas, de apresentações, de comunicação, tais como: Dropbox, Skype, Outlook, Excel, PowerPoint e Word. Além disso, o conhecimento de mídias sociais e ferramentas de marketing digital vão ser muito úteis. Essas ferramentas são fundamentais para o trabalho de qualquer internacionalista e o domínio avançado representa ganhos significativos em tempo de resposta e na comunicação efetiva, que vimos serem essenciais.

Dicas úteis:

Uma das melhores formas de avaliar quais competências você precisa incluir no seu currículo, é analisando os requisitos para vagas relacionadas com a ocupação profissional de interesse.

Converse com outros profissionais sobre quais competências eles consideram importantes e como adquiriram elas.

Procure sempre certificações que validem o seu nível de domínio nas competências e habilidades. É uma garantia para o empregador e uma ótima forma de você ter confiança e traçar estratégias para o seu aprendizado e aperfeiçoamento.

Guilherme Bueno
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

HORA DE CRESCER NA CARREIRA
Vagas Exclusivas
A oportunidade não espera. Receba todas as semanas um resumo com as principais vagas. Casdastre-se.
EU QUERO
Experimente, você pode cancelar a inscrição a qualquer momento. Apenas uma vez por semana na sua caixa de mensagens. Compartilhe.
close-link
CONRI 2020 - 2º Congresso de Relações Internacionais | de 23 a 29 de Março 
INSCRIÇÕES
close-image
Ajuda? Chat por WhatsApp