Artigos

Conteúdo para você desenvolver sua carreira

Redes Sociais para Internacionalistas: como usar elas a seu favor para conseguir um emprego

As redes sociais se tornaram parte da nossa vida, através delas é possível encontrar e, até mesmo, se candidatar para oportunidades de emprego. As mudanças de hábitos, dado o cenário econômico, e o no próprio interesse das empresas em conhecer mais sobre quem pode contribuir para o desenvolvimento dos negócios, transformou consideravelmente o uso das mídias sociais.

Para atender esse novo perfil de usuário, as redes sociais também se adaptaram, estão se especializando e criando ferramentas úteis para as empresas disponibilizarem vagas. Além disso, os próprios interessados em um campo específico, como o das relações internacionais, criam grupos, perfis e páginas que visam auxiliar profissionais e empresas a se encontrarem (match profissional).

A expansão dos cursos de graduação em Relações Internacionais entre os anos 2005 e 2015 e o próprio desenvolvimento das redes sociais e dos smartphones, além de acontecerem concomitantemente, impulsionaram o desenvolvimento de diversos projetos com base nas redes sociais.

Algumas inciativas se sobressaem:

RI Opportunities

A dificuldade em encontrar vagas específicas para internacionalistas foi um dos motivos que levaram a criação da página RI Opportunities no facebook, que hoje conta com mais de 22.000 seguidores. Para facilitar a interação e compartilhamento de informações, também dispõe de um grupo voltado para a divulgação de vagas.

What’s Rel?

Já o What’s Rel?, que compartilha informações sobre o campo profissional e boletins de oportunidades disponíveis semanalmente, é fruto da vontade de compartilhar experiências e conteúdo sobre o mercado de trabalho, como entrevistas e palestras. Conta com uma equipe de voluntários e faz as forças-tarefas para auxiliar na procura por oportunidades em uma cidade específica, conforme as pessoas mostrarem interesse.

RI Works

Além desses projetos, inciativas regionais com foco em compartilhar vagas nas redes sociais, como o RI Works, permitem que os interessados em atuar com Relações Internacionais fiquem sabendo em primeira mão as vagas abertas. O grupo atua também no desenvolvimento de atividades junto às empresas e instituições para apresentar o profissional de Relações Internacionais e abrir novas vagas.

Conversa com Internacionalista

Com o objetivo de aproximar o internacionalistas da realidade do mercado de trabalho e apresentar como é o dia a dia de um profissional de Relações Internacionais, o Conversa com Internacionalista produz vídeos onde é apresentado os desafios e oportunidades como se fosse uma conversa. Os futuros internacionalistas podem tirar suas dúvidas e conhecer de perto como é ser um Profissional de Relações Internacionais.

Importante: pergunte e pesquise outros canais/perfis. Procuramos não ser exaustivos e trazer diferentes inciativas. Você também pode procurar saber mais sobre e seguir seus perfis e quem sabe até iniciar seu próprio projeto?

Dicas importantes para internacionalistas encontrarem novas oportunidades através das redes sociais

Agora que você entende a importância das redes sociais para os internacionalistas, vamos compartilhar dicas valiosas para você encontrar o emprego que tanto deseja dentro das redes sociais.

1 – Siga as empresas e instituições que você gostaria de trabalhar

Como dito antes, as empresas utilizam cada vez mais as redes sociais para compartilhar as oportunidades disponíveis. Elas também vão divulgar conteúdo sobre seus serviços, sobre o campo no qual elas atuam, e, em especial, vão dar pistas sobre novos projetos que você pode se interessar e saber em primeira mão.

Por exemplo, caso tenha interesse em trabalhar como analista de Relações Internacionais e colunista, acompanhe nas redes sociais a Revista Relações Exteriores.

2 – Participe dos grupos de interesse

Quando alguém fica sabendo de uma vaga que pode interessar aos demais internacionalistas, geralmente vão compartilhar nos grupos de interesse comum. Faça parte do grupo do seu curso nas redes sociais e de grupos sobre a sua área de interesse: comércio exterior, empreendedorismo, diplomacia, meio ambiente, direitos humanos, etc.

Dica: O Relações Internacionais tem dois grupos, um no Facebook e outro no Linkedin, com conteúdo para profissionais de Relações Internacionais. Neles é possível acompanhar eventos, tirar dúvidas sobre o mercado de trabalho e encontrar novas oportunidades divulgadas pelos membros.

3 – Siga as agências de emprego

As agências de emprego compartilham algumas vagas, em especial as mais relevantes e urgentes, em suas páginas nas redes sociais para estimular o compartilhamento e alcançar o profissional que tenha interesse em se candidatar. Existem diferentes tipos de agências, então é preciso pesquisar quais são as mais relevantes para o seu caso. Para saber mais, leia o texto: Agências  para Internacionalistas.

Dica: o VagasRI compartilha nas redes sociais um resumo semanal com as principais oportunidades para profissionais de Relações Internacionais.

Linkedin: linkedin.com/company/vagasri

Instagram: instagram.com/vagasri

4 – Siga os profissionais que você admira

Quando você tem claro o setor da indústria ou até se você admira os serviços de uma empresa, você pode pesquisar por profissionais que atuam em posições que você almeja alcançar e ou que contribuíam para você ter contato com os temas de interesse. Esses mesmos perfis, por atuarem em instituições ou empresas que você tem interesse, vão compartilhar em seus perfis novas oportunidades.

Além disso, os próprios recrutadores vão notar que vocês compartilham interesses e amizades em comum, sendo esse um ótimo indicador para o headhunter que você pode ser um potencial candidato para uma oportunidade relacionada.

5 – Siga as instituições estudantis, científicas e profissionais de Relações Internacionais

Com o crescimento do campo das Relações Internacionais no Brasil, ficou latente a necessidade dos profissionais se unirem para compartilharem informações e promoverem atividades de cunho científico, acadêmico e profissional.

FENERI – os centros acadêmicos e a FENERI atuam pela valorização do espaço acadêmico e procura dialogar com a sociedade em busca da inserção dos futuros profissionais.

ABRI – Professores de Relações Internacionais do Brasil se uniram e criaram em 2005 a ABRI, e desde então se tornou referência na luta e desenvolvimento do campo de estudos no país.

ANAPRI – Para atender as necessidades de muitos profissionais egressos dos cursos de Relações Internacionais ou que atuam com temas pertinentes ao profissional de Relações Internacionais, a ANAPRI promove cursos, treinamentos, eventos e outras atividades que visam gerar oportunidades para os internacionalistas.

EM SUMA

O internacionalista pode utilizar as redes sociais para se aproximar de profissionais, acompanhar empresas e instituições, conhecer a realidade profissional e como se dá o desenvolvimento do campo profissional, dessa forma se aproximando das oportunidades, além de ficar ciente das mudanças e dos desafios da carreira.

Guilherme Bueno

É analista de Relações Internacionais. Organizador do Congresso de Relações Internacionais e editor da Revista Relações Exteriores.
Guilherme Bueno

Deixe uma resposta

HORA DE CRESCER NA CARREIRA
Vagas Exclusivas
A oportunidade não espera. Receba todas as semanas um resumo com as principais vagas. Casdastre-se.
EU QUERO
Experimente, você pode cancelar a inscrição a qualquer momento. Apenas uma vez por semana na sua caixa de mensagens. Compartilhe.
close-link

A Carreira de Internacionalista é desafiadora, não é mesmo?

Faça parte da nossa comunidade de profissionais. Inscreva-se hoje gratuitamente no grupo para profissionais. 
Quero fazer parte
Fechar